Incoerências da Vida 2

Alguém sabe o que é o Dia Mundial Sem Carro? É um movimento mundial que se iniciou primeiramente em algumas cidades européias no fim do século XX. Seu objetivo é estimular, no dia 22 de setembro, uma reflexão sobre o uso de automóveis como forma de deslocamento. A luta, portanto, é diminuir os engarrafamentos e a poluição do ar. A procura por meios alternativos e sustentáveis é estimulada.

Dito isso, vamos às incoerências.

Neste dia, para evitar o caos urbano, as concessionárias de transporte público aumentaram suas frotas: metrô, ônibus, todos aumentaram os veículos disponíveis e trabalharam como se estivessem em horário de pico durante o dia inteiro. Por que só nesse dia? Por que não disponibilizar para a população todos os dias da semana este esquema (sem aumentar o valor da passagem, claro) e iniciar uma campanha pública para não usar o carro desnecessariamente? Para mim, este dia só reforçou o uso do carro para aqueles que já usavam. E quem não usava, não gostou, pois o transporte público ficou mais demorado e cheio. Do que adianta montar um esquema em um dia para , no seguinte, tudo voltar ao caos de sempre?

A próxima incoerência é grave. Ficou claro o comprometimento com este dia do poder público do município e do estado do Rio de Janeiro. Vimos Eduardo Paes e Sergio Cabral andando de bicicleta e estacionamentos em edifícios públicos fechados. No entanto, o perigo não estava aqui embaixo, estava lá em cima. Nosso governador andou de bicicleta para ser gravado pela mídia, mas depois pegou seu helicóptero (!) para se locomover. É isso mesmo? Será que ele acha que helicóptero não polui ou polui menos que o carro? E nem me venha dizer que foi uma urgência, porque o governador não é Amil Resgate e ninguém foi salvo pelo seu possante voador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: